Ainda na era do cinema mudo surgiu o primeiro superstar do cinema mundial. Ele era o ídolo máximo das telas em sua época. O interessante é que ele não era americano, mas sim italiano, nascido em Castellaneta, filho de um casal de classe média da região. Em 1913 decidiu tentar a sorte na América, como muitos de sua nação. Assim se tornou imigrante, chegando nos Estados Unidos por volta daquele mesmo ano. A vida nova em um novo país não foi fácil. Para sobreviver trabalhou em praticamente tudo, chegando a ser lavador de pratos, jardineiro, garçom, até que decidiu ir embora para a Califórnia. Foi a sorte grande em sua vida. No novo estado descobriu que as portas do cinema poderiam lhe ser abertas.
Começou como mero figurante, mas sua beleza logo chamou a atenção dos produtores. Assim os estúdios decidiram apostar no novato, o colocando como galã romântico exótico em sua série de fitas de baixo orçamento que logo se tornaram grandes sucessos de bilheteria. Em pouco tempo estava nas capas de todas as revistas de cinema, sempre sendo promovido como o perfeito "amante latino".
Nessa fase colecionou grandes sucessos no cinema com os filmes “Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse”, "O Sheik", “Sangue e Areia” e “A Águia”. Parecia ter um futuro mais do que promissor pela frente, mas o destino tinha outros planos. No dia 23 de agosto de 1926 ele faleceu em Nova Iorque, com apenas 31 anos de idade! A causa foi divulgada como decorrência de complicações relacionadas a uma úlcera gástrica que teria se perfurado, resultando em peritonite, juntamente com inflamação do apêndice. Houve uma tentativa de salvar sua vida em uma cirurgia de emergência, mas não houve resposta positiva de seu organismo.
A morte do ator o transformou em um mito imediato, o primeiro caso de mitologia fúnebre envolvendo um astro de Hollywood. Só para se ter uma ideia da comoção, em seu funeral, afirmaram os jornais da época, compareceram mais de 100 mil pessoas. Uma multidão acompanhou o corpo do ator até seu destino final. Era uma prova da força do cinema já naqueles tempos pioneiros.
Como era de se esperar a morte imortalizou o mito de Rodolfo “Rudolph” Valentino. De certa maneira ele criou o tipo de galã que seria imitado por décadas após sua morte no cinema americano. A figura do amante latino jamais deixaria as telas depois de sua curta e meteórica carreira. Também foi um pioneiro no impacto dentro da cultura pop. Sua influência rompeu as fronteiras do cinema, não ficando restrita apenas aos seus filmes. Sua imagem também passou a influenciar a moda, a imprensa e os costumes da sociedade. Houve o surgimento de toda uma busca ávida do público por detalhes pessoais de seus ídolos. Depois de Valentino também surgiu uma série de clubes formados por admiradores, o tipo de associação que hoje conhecemos como fãs clubes.
Pablo Aluísio.
Cinema Clássico
ResponderExcluirPablo Aluísio.
Segundo o livro Elvis and Me, a Priscilla disse que o Elvis se achava tão parecido com o Rodolpho Valentino quando estava maqueado para fazer o filme Harum Scarum, e gostou tanto, que vinha do estúdio maqueado, ficava assim em casa e até dormia sem tirar a maquiagem.
ResponderExcluirCorr. Rodolfo
ExcluirCoitado do Elvis, era ingênuo demais. Pensava que estava se tornando o novo Valentino, mas na realidade estava fazendo o pior filme de sua carreira em Hollywood. Esse filme é mesmo muito ruim. O auge de sua ruindade é uma cena em que Elvis levanta uns anões para pularem um muro! Quando vi aquilo mal acreditei... Mico por mais vergonhosos que já vi alguém passar em um filme! Ruim, ruim demais!
ResponderExcluirObs: Mico dos mais vergonhosos...
ResponderExcluirNo que tange a semelhança, a própria Piscilla disse no mesmo livro, que achava o Elvis muito mais bonito que o Valentino e que o Elvis estava se depreciando com esse entusiasmo desmedido ao se achar tão parecido com ele.
ResponderExcluirEm termos de beleza, realmente Elvis era esteticamente mais bonito. Agora entre Elvis e Valentino, no quesito beleza, ficaria mesmo com a Priscilla! rsrs
ResponderExcluirNessa época a Priscilla só perdia pra mulher Joe Esposito. Espetacular. No começo era nela que o Mike Stone estava de olho, mas a Priscilla se jogou pra ele e ai...
Excluir